Operação policial em Niquelândia, Goiás: confronto resulta na morte de condenado da justiça e de um policial

Arsenal apreendido após o confronto. Foto: Divulgação Polícia Militar

O bandido manteve a própria família de refém, foram longas horas de negociação até que ele acabou morto.

NiqNews/Gilmar Alves – Com informações da polícia militar e colaboração de Odair José.

Os policiais do BOPE receberam a missão de prender um assaltante de banco no município de Niquelândia região norte de Goiás, com mandado expedido pelo Tribunal de Justiça do Estado da Bahia – Vara do Júri de Juazeiro. A intimação, datada de 19 de maio de 2023, foi assinada pelo juiz Roberto Paranhos Nascimento, no processo nº 2000551-17.2019.8.05.0146.

Fabio Bernardo morreu em confronto ao resistir à prisão. Foto: divulgação PM

Antecedentes do Mandado

O mandado de prisão determinava a captura do suspeito, identificado como Fábio Bernardo dos Santos, de 37 anos, que estava foragido do regime semiaberto. Ele respondia por crimes cometidos, tendo a condenação transitado em julgado, conforme:

  • Tipificação Penal:
    • Lei 10.826, art. 14 – Porte ilegal de arma de fogo de uso permitido;
    • Lei 2.848, art. 157, §2º.
  • Condenação: 7 anos, 11 meses e 24 dias.

No documento, o magistrado determinava que o oficial de justiça ou qualquer autoridade policial competente efetuasse a prisão e recolhesse o sentenciado para custódia, com posterior transferência para o regime semiaberto, uma vez que a pena remanescente excedia quatro anos.

Mandado de prisão expedido pelo TJ da Bahia. Foto: Divulgação. Foto: Divulgação.

O Desdobramento da Operação

Informações do serviço de inteligência apontaram que Fábio Bernardo dos Santos seria localizado na região de um antigo garimpo, atualmente denominado Mineradora, nas proximidades do Morro Redondo. Na madrugada desta terça-feira, dia 11, os policiais realizaram a abordagem com o intuito de efetuar a prisão.

O policial do BOPE, Paulo Vitor Coelho Campos, morreu com um tiro de fuzil durante confronto. Foto: Divulgação.

Durante a ação, o suspeito reagiu, e o confronto resultou na morte de um policial do BOPE Cabo Paulo Vitor Coelho Campos, e outro policial, ferido de raspão no braço. Em meio à confusão, Fábio passou a manter sua esposa e filha como reféns. Visando preservar a vida dos inocentes, a polícia iniciou intensas negociações, que se estenderam até as 9h20 da manhã, quando o bandido foi finalmente alvejado e morto.

Apreensão de Armamento

Ao acessarem o local da ocorrência, os agentes encontraram um arsenal significativo, com a apreensão dos seguintes armamentos:

  • 2 fuzis;
  • 2 espingardas calibre 12;
  • 1 pistola 9mm;
  • 2 revólveres calibre 38;
  • 1 rifle calibre .22.

Policiais do GRAER reforçarão a operação em Niquelândia. Foto: Odair José

Durante a operação, o BOPE recebeu reforço da 11ª Companhia Independente de Niquelândia e do GRAER (Grupo de Ações Especiais) e contou com o apoio de um helicóptero, que ficou de prontidão, estacionado próximo ao Parque Agropecuário, para oferecer suporte em caso de tentativa de fuga.

Continua…

As autoridades ainda não divulgaram todos os detalhes da operação. A continuidade das investigações e novas informações sobre os acontecimentos devem ser acompanhadas nas próximas matérias.

Leia também:

Madrugada violenta em Niquelândia: Policial do BOPE morre durante confronto com assaltante de banco

Atualização: Assaltante de banco morto após confronto com o BOPE em Niquelândia

Hoje, no final da manhã, o Governador Ronaldo Caiado, que está em viagem oficial à Índia, divulgou a seguinte nota:

Nota de pesar

Com muito pesar, Gracinha e eu recebemos a notícia do falecimento do Cabo Paulo Vitor Coelho Campos, do Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar de Goiás.

Considerado um dos melhores atiradores e rastreadores do Bope, foi baleado durante uma operação de resgate a uma família feita refém próximo a Niquelândia. Ele faleceu cumprindo sua missão de proteger os cidadãos goianos e será lembrado por sua coragem e dedicação.

Um segundo policial ficou ferido, mas não corre risco de vida. A ele, desejamos pronta recuperação.

Ronaldo Caiado
Governador de Goiás

Compartilhe nas Redes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seu Encontro Com a Notícia
Políticas de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.