Foram entregues 24 kits completos, com cinco peças personalizadas para cavaleiros e animais, incluindo vestimentas para os reis e o imperador.
NiqNews/Gilmar Alves
Na manhã desta segunda-feira, 30 de junho, o gabinete do prefeito Eduardo Moreira foi palco de um momento simbólico para a cultura local: a entrega oficial das vestimentas dos cavaleiros que participarão das Cavalhadas de Niquelândia. O evento marca a contagem regressiva para a tradicional encenação, que será realizada nos dias 4 e 5 de julho.
As vestimentas, que dão brilho e identidade aos personagens das Cavalhadas — mouros, cristãos, reis e imperador — são essenciais para o espetáculo. No ano passado, no retorno da festa após um intervalo de três décadas, os participantes tiveram que recorrer a uniformes emprestados de outras cidades. Desta vez, a realidade é diferente: com o apoio do deputado estadual Lineu Olímpio, a Prefeitura de Niquelândia entregou 24 kits completos, com cinco peças personalizadas para cavaleiros e animais, incluindo vestimentas para os reis e o imperador.

Ex-prefeito de Jaraguá — cidade referência na realização das Cavalhadas no Vale do São Patrício — Lineu Olímpio participou da entrega ao lado do prefeito Eduardo Moreira da primeira dama Cláudia Moreira da secretaria de cultura Cláudia Nogueira e dos vereadores João Pedro e Deyvi Charlle e reforçou seu compromisso com a cultura goiana. Foi durante sua gestão em Jaraguá que a tradição foi resgatada, e agora, como deputado, tem sido peça-chave na expansão do Circuito das Cavalhadas, que a partir de 2024 contemplou 15 municípios.
O Governo de Goiás também é um importante parceiro nessa retomada cultural em Niquelândia e em mais 14 cidades. Neste ano, investe R$ 4 milhões na realização do Circuito, garantindo estrutura e segurança para um dos mais belos espetáculos ao ar livre do país.

As celebrações em Niquelândia terão início no sábado às 15 horas com um desfile pelas principais ruas da cidade, culminando no Estádio Ary Valadão, onde ocorrerá a tradicional encenação das batalhas entre mouros e cristãos, além de dois shows, na sexta dia quatro a dupla Léo e Matheus e no domingo presença marcante de Sandro e Ronaldo.

O que são as Cavalhadas?
As Cavalhadas são encenações inspiradas nas batalhas medievais entre cristãos e mouros, descritas no livro “Carlos Magno e Os Doze Pares da França”. Com cavaleiros vestidos de azul (cristãos) e vermelho (mouros), os espetáculos simbolizam a luta entre culturas e religiões, em especial entre o cristianismo e o islamismo.
No Brasil, essa tradição remonta ao século XVII e é particularmente forte em estados como Goiás, onde as Cavalhadas ocorrem há mais de 200 anos. Unindo religiosidade, cultura popular e arte, as celebrações reforçam a identidade local e movimentam a economia e o turismo das cidades participantes.
