Entrega de vestimentas marca preparação para as Cavalhadas de Niquelândia

Elon rei Mouro de vermelho, e Nilson, rei Cristão de azul, recebendo kit de vestimenta. Foto: Sara Reis.

Foram entregues 24 kits completos, com cinco peças personalizadas para cavaleiros e animais, incluindo vestimentas para os reis e o imperador.

NiqNews/Gilmar Alves

Na manhã desta segunda-feira, 30 de junho, o gabinete do prefeito Eduardo Moreira foi palco de um momento simbólico para a cultura local: a entrega oficial das vestimentas dos cavaleiros que participarão das Cavalhadas de Niquelândia. O evento marca a contagem regressiva para a tradicional encenação, que será realizada nos dias 4 e 5 de julho.

As vestimentas, que dão brilho e identidade aos personagens das Cavalhadas — mouros, cristãos, reis e imperador — são essenciais para o espetáculo. No ano passado, no retorno da festa após um intervalo de três décadas, os participantes tiveram que recorrer a uniformes emprestados de outras cidades. Desta vez, a realidade é diferente: com o apoio do deputado estadual Lineu Olímpio, a Prefeitura de Niquelândia entregou 24 kits completos, com cinco peças personalizadas para cavaleiros e animais, incluindo vestimentas para os reis e o imperador.

De roupa nova: Compromisso do prefeito Eduardo Moreira e do deputado Lineu Olímpio. Foto: Sara Reis.

Ex-prefeito de Jaraguá — cidade referência na realização das Cavalhadas no Vale do São Patrício — Lineu Olímpio participou da entrega ao lado do prefeito Eduardo Moreira da primeira dama Cláudia Moreira da secretaria de cultura Cláudia Nogueira e dos vereadores João Pedro e Deyvi Charlle e reforçou seu compromisso com a cultura goiana. Foi durante sua gestão em Jaraguá que a tradição foi resgatada, e agora, como deputado, tem sido peça-chave na expansão do Circuito das Cavalhadas, que a partir de 2024 contemplou 15 municípios.

O Governo de Goiás também é um importante parceiro nessa retomada cultural em Niquelândia e em mais 14 cidades. Neste ano, investe R$ 4 milhões na realização do Circuito, garantindo estrutura e segurança para um dos mais belos espetáculos ao ar livre do país.

Apresentação das cavalhadas no estádio Ary Valadão em 2024. Foto: Elaine Alves

As celebrações em Niquelândia terão início no sábado às 15 horas com um desfile pelas principais ruas da cidade, culminando no Estádio Ary Valadão, onde ocorrerá a tradicional encenação das batalhas entre mouros e cristãos, além de dois shows, na sexta dia quatro a dupla Léo e Matheus e no domingo presença marcante de Sandro e Ronaldo.

Os niquelandenses Sandro e Ronaldo se apresentaram no sábado às 21 horas no encerramento das cavalhadas. Arte: Divulgação.

O que são as Cavalhadas?

As Cavalhadas são encenações inspiradas nas batalhas medievais entre cristãos e mouros, descritas no livro “Carlos Magno e Os Doze Pares da França”. Com cavaleiros vestidos de azul (cristãos) e vermelho (mouros), os espetáculos simbolizam a luta entre culturas e religiões, em especial entre o cristianismo e o islamismo.

No Brasil, essa tradição remonta ao século XVII e é particularmente forte em estados como Goiás, onde as Cavalhadas ocorrem há mais de 200 anos. Unindo religiosidade, cultura popular e arte, as celebrações reforçam a identidade local e movimentam a economia e o turismo das cidades participantes.

Compartilhe nas Redes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seu Encontro Com a Notícia
Políticas de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.