Em entrevista, o secretário municipal de educação fala da importância dessa transição para os alunos e suas famílias.
Niquelândia News/Gilmar Alves
A Secretaria Municipal de Educação de Niquelândia realizou, nos dias 3, 4 e 5 de dezembro, as cerimônias de formatura das turmas do Jardim II, 5º e 9º ano das escolas municipais São José, Manoel Rodrigues Tomás, Bartolomeu Bueno da Silva, Iná Souza Mendonça, Joana Rodrigues de Freitas, Padre Valentim Rodrigues e Juscelino Kubitschek de Oliveira. Ao todo, 616 crianças concluíram suas etapas escolares neste fim de ano letivo.

Entrevista
Em entrevista exclusiva ao Niquelândia News, o secretário municipal de Educação, professor Agripino Pessoa Sobrinho, destacou a emoção de realizar mais uma edição das formaturas, que marcaram três dias de celebração:

“É uma alegria muito grande pra gente estar realizando essa formatura. Finalizamos o processo que começou na quarta-feira, quando formamos 251 crianças; na quinta, mais 251 alunos; e hoje, 114 crianças estão se formando. São estudantes do Jardim II e do 5º ano, incluindo os alunos da Escola Juscelino Kubitschek de Oliveira.”

O secretário falou ainda sobre a importância simbólica e pedagógica dessas transições para os alunos e suas famílias:
“A formatura do Jardim II é o início da jornada estudantil. A criança sai dali aprendendo a ler e ingressa no 1º ano do Ensino Fundamental. Já os alunos do 5º ano estão mudando de fase, deixando a rede municipal e passando para a rede estadual. O mesmo acontece com os estudantes do 9º ano, como os do Padre Valentim, que agora seguem para o Ensino Médio. É um momento muito significativo.”

Segundo Agripino, a participação das famílias também tornou o evento ainda mais especial:
“O pai fica com os olhos brilhando de felicidade e orgulho ao ver seu filho vestido de beca, recebendo seu certificado. É uma alegria total.”
O secretário também destacou que a retomada plena das formaturas reflete a organização do ano letivo e o compromisso dos profissionais da educação:

“Este ano estamos concluindo dentro do calendário letivo. Ano passado tivemos formatura, mas não com 100% de participação, porque alguns professores não quiseram participar desse momento. Este ano, eles abraçaram a causa.”
Por fim, Agripino agradeceu o apoio da gestão municipal:
“Nós queremos agradecer imensamente ao nosso prefeito por estar atento à educação, junto com a gente, prestando seu apoio para que possamos conduzir o trabalho com muita seriedade.”











