Consulta organizada pelo SITIEB definirá possível alteração da data-base da categoria de novembro para agosto; sindicato defende que mudança fortalece negociações coletivas.
Niquelândia News/Gilmar Alves
Os trabalhadores da Anglo American em Barro Alto participam nesta terça-feira (23) de uma votação que poderá alterar a data-base da categoria. A proposta em discussão prevê a mudança do atual período de negociação coletiva, fixado em 1º de novembro, para 1º de agosto.
A data-base é o período do ano em que os sindicatos representantes dos trabalhadores e das empresas se reúnem para negociar salários, benefícios, como vale-alimentação e plano de saúde, além de condições de trabalho. O principal objetivo dessas negociações é garantir a reposição das perdas inflacionárias e preservar o poder de compra da categoria.
Nas redes sociais, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Extrativas de Barro Alto,(SITIEB), Cícero Joventino de Oliveira, tem divulgado vídeos e áudios conclamando os trabalhadores a participarem da votação.
Segundo o dirigente sindical, a alteração da data-base representa uma medida estratégica para fortalecer a organização da categoria e ampliar sua capacidade de negociação junto à empresa.

“Essa não é uma simples alteração de data no calendário. Essa mudança representa uma decisão estratégica para a nossa categoria. Representa a possibilidade de fortalecer a nossa organização, antecipar o debate coletivo e colocar os trabalhadores em melhores condições de negociação diante da empresa”, afirmou.
De acordo com Cícero, as negociações realizadas no mês de novembro costumam ocorrer em um período marcado pelo fechamento de orçamentos, férias e festividades de fim de ano, fatores que, segundo ele, podem dificultar a mobilização dos trabalhadores.
Para o presidente do SITIEB, a mudança para agosto permitiria que as discussões sobre reajustes salariais, benefícios e condições de trabalho fossem realizadas com mais antecedência e participação da categoria.
“É abrir uma nova janela de luta. É permitir que a categoria discuta sua pauta com mais antecedência, com mais força e com mais capacidade de reação”, destacou.
Sindicato reforça convocação para votação
Em um áudio divulgado mais recentemente, Cícero voltou a defender a proposta e rebateu informações que, segundo ele, estariam sendo disseminadas de forma equivocada entre os trabalhadores.
O presidente do sindicato afirmou que a alteração da data-base não gerará qualquer cobrança financeira aos empregados e reiterou que a iniciativa tem como objetivo beneficiar a categoria.
“O sindicato luta para defender os direitos e os interesses da categoria. Quem não tem interesse nessa mudança é a empresa, porque ela beneficia o trabalhador”, declarou.
Locais e horários de votação
A votação acontece ao longo desta terça-feira (23) em diferentes pontos disponibilizados pelo sindicato:
- Portaria da usina e site da empresa: das 6h30 às 19h30;
- SESI de Goianésia: das 8h às 12h e das 13h às 16h;
- Sede do SITIEB: das 8h às 16h.
O sindicato reforça que todos os trabalhadores aptos estão convidados a participar da consulta, que definirá se a data-base da categoria será transferida de 1º de novembro para 1º de agosto.
“Direito se defende com participação, coragem e mobilização. A ausência também decide. Quando o trabalhador deixa de participar, outros acabam decidindo por ele”, concluiu Cícero Joventino de Oliveira.








