Cerca de 100 pessoas atuarão em regime de revezamento para garantir o funcionamento do local.
NiqNews/Gilmar Alves
Com as bênçãos do reitor do Santuário de Nossa Senhora da Abadia de Muquém, padre Cornélio José dos Santos, foi oficialmente inaugurado neste domingo (3), às 09 da manhã, o Centro de Apoio ao Romeiro (CAR) do Muquém. Localizado no quilômetro 30 da GO-237, a Rodovia da Fé, em Niquelândia, o espaço funcionará diariamente durante todo o período da Romaria.
As bençãos dada por padre Cornélio, foi dedicada aos colaboradores e funcionários da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e do Goiás Social, que atuarão no local durante a festa religiosa. Também participaram do ato o prefeito de Niquelândia, Eduardo Moreira, e a secretária municipal de Assistência Social e Cidadania, Claudia Moreira. Eles conheceram a estrutura montada pela OVG, que inclui, entre outros espaços, uma capela que receberá uma imagem da santa ao longo dos dias de romaria.

O espaço de acolhimento organizado pelo Governo de Goiás receberá os fiéis que participam da Romaria de Nossa Senhora da Abadia de Muquém — a mais antiga do Estado — até sexta-feira, dia 15 de agosto, data da grande celebração.
O maior fluxo de romeiros é esperado entre a noite de terça-feira (5) e a manhã de quarta-feira (6), quando os devotos percorrem a pé os 45 quilômetros entre a área central de Niquelândia e o Santuário do Muquém.
Além da estrutura montada pelo Governo de Goiás, a Prefeitura de Niquelândia, por meio da Secretaria de Assistência Social, instalará uma tenda de apoio aos romeiros na GO-237, sob a coordenação da primeira-dama e titular da pasta, Claudia Moreira.
A presidente de honra da OVG e coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado. Não esteve no evento, mas deixou uma mensagem para o romeiro.“É um orgulho fazer parte das tradições goianas e trabalhar para garantir que os romeiros possam fazer o trajeto da Romaria do Muquém com mais conforto e segurança”, destacou Gracinha Caiado.

No CAR, os romeiros serão recebidos com lanches — pão com manteiga ou mortadela, leite, café e suco — e terão acesso a banheiros com chuveiros, atendimentos de saúde (como curativos e massagens), uma capela para orações e um espaço de convivência com mesas e cadeiras para descanso.
A estrutura também oferece wi-fi gratuito, área de camping e transmissão ao vivo de missas.
Cerca de 100 pessoas atuarão em regime de revezamento para garantir o funcionamento do local, entre voluntários, colaboradores da OVG, servidores da Prefeitura de Niquelândia e profissionais de órgãos do Governo de Goiás, além do apoio da iniciativa privada.
A segurança será garantida pelo Corpo de Bombeiros Militar (CBMGO) e pela Polícia Militar de Goiás (PMGO). O atendimento será ininterrupto, 24 horas por dia, durante toda a romaria.
*Com Informações da Assessoria de Imprensa do Goiás Social e da OVG, em Goiânia
