Chuvas intensas afetam Goiás. Em Niquelândia, causa transbordamento de rios e danifica ponte

Foto: Redes Sociais

A força da correnteza do Rio Bagagem, arrancou o aterramento da cabeceira da ponte

NNews / Gilmar Alves

As recentes chuvas torrenciais que assolam o estado de Goiás nos últimos dias têm afetado o município de Niquelândia, considerado o maior em extensão territorial do estado, e, infelizmente, também o maior em problemas advindos desses eventos climáticos extremos.

Conforme o Climatempo, empresa brasileira que oferece serviços de Meteorologia, nos últimos três dias, entre os dias 19 e 21 de fevereiro, foram registrados mais de 100 milímetros de chuva na região. Esse volume equivale a quase 15 dias de precipitação em condições normais. A magnitude dessas precipitações tem causado estragos, danificando estradas, pontes e bueiros em Niquelândia.

Moradores de várias regiões do município têm compartilhado imagens nas redes sociais, mostrando o aumento dos níveis dos rios.

Rio Traíras região de Indaianópolis- Imagens: Redes Sociais

Os casos mais preocupantes foram registrados às margens do Rio Maranhão, onde a balsa que faz a ligação com Barro Alto, através da região do Rio Vermelho, não consegue atravessar devido ao transbordamento.

Balsa do rio Maranhão – Imagens: Redes Sociais

A situação se repete com a balsa do Rio Bagagem. Um morador capturou em vídeo a força da correnteza do Rio Bagagem, que arrancou o aterramento da cabeceira da ponte, deixando à vista a estrutura de concreto. Curiosamente, essa mesma ponte foi levada pelas águas durante uma enchente em dezembro de 2022.

Ponte do rio Bagajinha – Imagens: Redes Sociais

Ciente dos estragos causados, a prefeitura de Niquelândia, por meio de sua assessoria de comunicação, emitiu um comunicado:

PREVISÃO DO TEMPO: Para Niquelândia

Segundo o Climatempo, nesta quinta-feira e durante o final de semana, ainda há possibilidade de tempestades leves, acompanhadas por raios e trovões. Somente a partir de domingo é esperada uma mudança no tempo. Até lá, A temperatura pode variar entre 21ºC e 29ºC.

PREVISÃO DO TEMPO: Pancadas de chuva em Goiás

Nesta quinta-feira (22), o dia começa com muitas nuvens e pancadas de chuva em grande parte de Goiás. Nas microrregiões de Quirinópolis, sudoeste de Goiás, as chuvas são brandas.

Durante a tarde, as chuvas são intensas em todo o estado, com trovoadas isoladas no noroeste, norte, centro e leste goiano. À noite, as chuvas continuam fortes em grande parte do estado. No norte goiano, as chuvas são acompanhadas de trovoadas e no sul do estado, são brandas.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para chuvas fortes e ventos intensos no leste, norte, centro, noroeste e sul goiano, atingindo municípios como Campos Belos, Luziânia e Mozarlândia.

A temperatura mínima fica em torno de 20°C, em Rio Verde, e a máxima prevista é de 33ºC, em Itarumã A umidade relativa do ar varia entre 70% e 100%. A temperatura pode variar entre 20ºC e 33ºC.

As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia.

Matéria atualizada no dia 22 02

Na manhã desse dia, 22 de fevereiro de 2024, uma equipe da secretaria de viações obras esteve na região do rio Bagajinha, local onde as chuvas levaram o aterro da cabeceira da ponte. A informação do secretário é de que o problema já foi resolvido e a ponte já foi liberada para tráfego.

Foto: Redes Sociais

Compartilhe nas Redes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seu Encontro Com a Notícia
Políticas de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.