Na rede estadual, o CEPI Joaquim Maria de Godoi foi a escola mais bem avaliada
NNews/ Gilmar Alves
Nos últimos dias, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) tem sido um tema amplamente discutido no Brasil. Na quarta-feira, 14 de agosto, o Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram os resultados do IDEB 2023, um indicador essencial para avaliar a qualidade da educação no país.
Confira os resultados do Ideb ao longo do tempo (2007-2023):



De acordo com os dados, o Brasil alcançou 6,0 pontos nos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano), atingindo a meta nacional estabelecida para o primeiro ciclo do indicador (2007-2021). No entanto, nos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano), o país obteve 5,0 pontos, e o ensino médio registrou 4,3 pontos, ficando abaixo das metas previstas para essas etapas, que eram de 5,5 e 5,2, respectivamente.
Comparativo – Os resultados do Ideb foram impactados pela pandemia de coronavírus, uma vez que sua metodologia compreende medidas do aprendizado e da trajetória regular dos alunos entre as etapas de ensino. O cálculo do indicador de 2021 seguiu a mesma metodologia proposta em 2007, utilizada de forma inalterada ao longo dos anos, com o objetivo de manter a comparabilidade do indicador.
Entretanto, a pandemia foi um fator imprescindível às interpretações, já que teve grande impacto nas atividades escolares. Um exemplo é o crescimento abrupto das taxas de aprovação da rede pública entre 2020 e 2021, quando comparadas ao período pré-pandemia (2019), provavelmente relacionado a ajustes nos critérios de aprovação e a adoção do continuum curricular. Embora essa elevação promova um incremento no Ideb, a própria formulação do indicador já considera que esse aumento, não associado a uma elevação da proficiência média nas avaliações, pode não assegurar uma efetiva melhora no desempenho do sistema educacional.Fonte: Ministério da Educação
Goiás em destaque: Durante a coletiva de imprensa para o anúncio dos resultados do IDEB 2023, o governador Ronaldo Caiado destacou as iniciativas de reestruturação da Rede Estadual de Educação que levaram Goiás a conquistar o primeiro lugar no ranking nacional. O estado atingiu uma média de 4,8 pontos, sendo um dos três únicos estados a atingir a meta do IDEB, juntamente com Pernambuco e Piauí.

Niquelândia
Ensino médio: Em Niquelândia, o Colégio Estadual de Período Integral (CEPI) Joaquim Maria de Godoi, conhecido como Polivalente, foi a escola estadual mais bem avaliada, ocupando o 1° lugar em Níquelândia e o 2° lugar na Regional de Uruaçu/GO no resultado do IDEB 2023 no ensino médio.

Anos finais do ensino fundamental: Em 2023, o Brasil não atingiu a meta do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) para os anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano), que era de 5,5 pontos. O Ideb nacional ficou em 5 pontos, representando uma ligeira queda em relação a 2021, quando a pontuação foi de 5,1. Em meio a essa notícia negativa, o CEPI Coronel Joaquim Taveira, em Niquelândia, oferece um sopro de esperança para a próxima avaliação. A escola alcançou uma nota de 6,17, ficando em primeiro lugar em Niquelândia e em segundo na Regional entre as escolas de Ensino Fundamental Anos Finais, confira no quadro abaixo:

Rede municipal: No âmbito da rede municipal, o município alcançou uma média geral de 6,3, com destaque para duas escolas: a Escola Municipal Iná Souza Mendonça, na Vila Mutirão, e a Escola Municipal Joana Rodrigues, no Setor Nossa Senhora da Abadia (Trevo), ambas com a nota 6,9. Conforme quadro abaixo:


Entrevistas
Nosso portal visitou, na tarde do dia 22 de agosto, as duas escolas mais bem colocadas na avaliação do IDEB em Niquelândia: a Escola Iná Souza Mendonça e a Escola Joana Rodrigues. Essas duas instituições, localizadas em áreas periféricas da cidade, tiveram seus quintos anos avaliados em 2023, com um destaque especial para a Escola Iná Souza Mendonça. Essa escola, a mais jovem do município, participou pela primeira vez da avaliação do IDEB em 2023, pois ainda não existia na última edição em 2021, e, portanto, não tinha uma meta a ser superada.

Graças ao trabalho árduo da equipe pedagógica e ao empenho dos alunos, a Escola Iná Souza Mendonça alcançou uma nota de 6,9, para a alegria de toda a comunidade do bairro Vila Mutirão e dos membros da escola. Em entrevista, a diretora da escola, professora Luceni Campos, fez questão de expressar seu orgulho pela conquista:

NNews: Professora Luceni, como a senhora recebeu a notícia da nota obtida na primeira avaliação do IDEB da escola?
Professora Luceni: Menino do céu, isso é uma vitória! Para uma professora que agora está como diretora de uma escola que está nascendo, essa nota é garantia de que estamos no caminho certo.
NNews: A senhora já foi avaliada pelo IDEB em outras escolas?
Professora Luceni: Já trabalhei com turmas de 5º ano, mas durante o período em que estive na Escola Padre Valentim e no povoado Machadinho, essas escolas não foram avaliadas pelo IDEB. Então, é a primeira vez que passo por essa avaliação, já no final da minha carreira. Foi um trabalho que ainda está no início, mas creio que foi muito bem feito. Procuramos servir a comunidade da melhor forma possível e o resultado reflete esse esforço, mesmo com as dificuldades da pandemia.
NNews: A pandemia certamente trouxe desafios. Como isso impactou a responsabilidade de vocês?
Professora Luceni: A pandemia aumentou muito nossa responsabilidade. Para muitas dessas crianças, a escola é quase o único suporte social. Trabalhar com educação, para mim, é garantir equidade. Sou uma mulher preta, filha de pais humildes, e sei como a educação pode incluir e transformar vidas. Vejo essa nota como uma grande moral para a sociedade aqui da vila.

NNews: Professora Vanusa, como foi a sua reação ao ver a nota do IDEB?
Professora Vanusa Ferreira Soares Bruno: Quando vi a nota 6.9, fiquei muito feliz e realizada. Tinha a expectativa de ficarmos entre as três primeiras escolas, considerando que este foi o primeiro ano da escola sendo avaliada. Tenho um longo histórico de trabalho com o 5º ano e sabia do esforço que fizemos, mas ser avaliado pelo IDEB é diferente, então foi uma grande satisfação.
NNews: Que ferramentas pedagógicas a senhora utilizou para alcançar esse resultado?
Professora Vanusa:Nosso trabalho foi orientado pela Matriz do SAEB e do SAEGO, focando nos descritores críticos, as áreas onde os alunos encontram mais dificuldade. Trabalhamos com sequências didáticas, simulados no formato da prova do IDEB, e com a pedagogia do afeto, que cria um vínculo entre o professor e o aluno. Essa abordagem motivou os alunos a se esforçarem mais, a formação dos professores também foi importante a escola de formação tem um papel fundamental nesse processo, porque enquanto estávamos trabalhando com os estudantes também estávamos passando por formação com esse material, inclusive eu trabalhava o meu planejamento minha sequência didática dentro do DCGO orientado pela escola de formação, acredito que isso foi fundamental para o bom resultado.
NNews: Como os alunos reagiram ao saber que ficaram em primeiro lugar?
Professora Vanusa: Infelizmente, não conseguimos dar a notícia a todos, pois a turma avaliada já concluiu o ciclo e alguns alunos mudaram de escola. Mas os que consegui encontrar ficaram muito felizes, vibraram e me abraçaram. A diretora Luceni sugeriu que organizássemos um momento especial para comemorar com eles.
NNews: Professora Luceni, gostaria de acrescentar algo?
Professora Luceni: Sim, gostaria de destacar o trabalho magnífico que a professora Vanusa fez com os alunos, tanto na preparação socioemocional quanto na responsabilidade que ela colocou neles. Ela fez com que essas crianças entendessem a importância do que estavam fazendo, e isso, sem dúvida, contribuiu para o excelente resultado que alcançamos.

Acompanhado do secretário de Educação, Professor Wesley Campos, o Niquelândia News visitou também a Escola Joana Rodrigues, no setor Nossa Senhora da Abadia (Trevo). Onde as professoras responsáveis pela conquista nos dariam uma entrevista, mas encontramos apenas A professora Maria Denise.

Marly não estava na escola no momento da entrevista, mais tarde nos enviou uma foto ao lado da diretora da escola, Vânia Martins, e de sua irmã e parceira de conquista. Na entrevista, ouvimos a diretora Vânia Martins e a professora Maria Denise.

NNews: Professora Vânia, ser avaliado pelo IDEB não é uma tarefa fácil, né?
Vânia Martins: Não, definitivamente não é fácil. Embora o resultado seja gratificante, isso demanda um trabalho árduo durante todo o ano para obter resultados de excelência.
NNews: A pandemia deixou muitos resquícios, afetando o aprendizado de várias formas. Como isso impactou a avaliação e qual foi a sensação ao receber a nota?
Vânia Martins: A pandemia realmente deixou sequelas que vão perdurar por muito tempo. Mesmo com os desafios, como alunos estudando de forma online e o aprendizado sendo menos eficiente do que seria em sala de aula, conseguimos obter essa nota. Foi uma sensação ótima receber o resultado, estar na primeira posição é muito bom. Isso demonstra que, apesar das dificuldades, o trabalho realizado foi de excelência, graças ao empenho de professoras experientes e muitíssimo dedicadas como Maria Júlia e Maria Denise.
NNews: A escola saltou de uma média de 6,3 em 2021 para 6,9 agora. Como vocês enxergam essa evolução?
Vânia Martins: Esse salto na média reflete o trabalho diferenciado que fizemos ao longo de 2023. A nota mostra que, mesmo saindo de uma pandemia, com todos os desafios que isso trouxe, conseguimos avançar significativamente. Estamos muito satisfeitos com essa evolução.

NNews: Professora Maria Denise, a responsabilidade é grande. Como você reagiu ao ver o resultado da avaliação?
Maria Denise: No primeiro momento, quando vi a postagem no grupo, fiquei até assustada. Por mais que a gente trabalhe duro, sempre há um certo nervosismo. Mas quando vi que outra escola, onde tenho uma colega, também estava bem, percebi que, apesar das dificuldades, conseguimos um resultado excelente. Nossa escola está localizada em uma periferia, e às vezes isso pode influenciar o olhar da sociedade. Porém, esse resultado mostrou que nosso esforço valeu a pena.
NNews: Como foi a reação da equipe da escola?
Maria Denise: Todos nós ficamos muito agradecidos. Estou aqui há 29 anos e ver esse resultado foi muito gratificante. Foi uma conquista de toda a equipe, que trabalha em parceria desde o Jardim de Infância até o 5º ano. O resultado foi excelente e reflete a dedicação de todos nós aqui na escola.
Para concluir a matéria, o Niquelândia News entrevistou também o secretário municipal de Educação, professor Wesley Campos, que celebrou o avanço do município, que saiu de uma nota 5,8 para uma nota 6,3.

Entrevista com o Secretário Municipal de Educação, Professor Wesley Campos
NNews: Professor Wesley, o município avançou de uma nota 5,8 para 6,3 no IDEB. Como o senhor avalia esse progresso?
Wesley Campos: Se olharmos apenas para o número, o IDEB pode parecer uma medida fria, como qualquer outra avaliação. No entanto, ele é um composto de critérios que avalia a educação de forma geral. Além da prova que mede o aprendizado das crianças, como se estão no nível básico, avançado, ou proficiente, o IDEB também considera um conjunto de fatores, incluindo um questionário socioeconômico que é aplicado no dia da prova.
NNews: Como funciona o processo de avaliação e quais são os critérios que contribuem para essa nota?
Wesley Campos: O IDEB é realizado apenas nos anos ímpares, e a avaliação se concentra principalmente no 5º ano, desde que a turma tenha mais de 10 alunos. Algumas de nossas escolas não têm IDEB porque não possuem o número mínimo de alunos exigido pelo Governo Federal. Além disso, embora a Prova Brasil seja aplicada apenas no 5º ano, todas as turmas, do 1º ao 4º ano, contribuem para a nota final do IDEB. Essa nota reflete não apenas as aprovações, mas também fatores como a taxa de evasão, que, felizmente, é zero em nosso município.
NNews: Como o senhor vê a importância desse avanço, especialmente em um cenário pós-pandemia?
Wesley Campos: Esse avanço é extremamente significativo, especialmente considerando o contexto pós-pandêmico. Durante a pandemia, enfrentamos muitos desafios, mas nunca deixamos nenhum aluno para trás. Sempre buscamos manter os estudantes engajados em suas atividades escolares, apesar das dificuldades. O fato de termos avançado para uma nota de 6.3 reflete o valor do trabalho que foi feito e a superação desses desafios.
NNews: O que o senhor atribui a essa conquista na educação em Niquelândia?
Wesley Campos: Essa conquista é resultado do esforço coletivo de vários setores da administração. Desde a autonomia que o Prefeito nos dá para trabalhar, ao apoio das secretarias que garantem que as escolas funcionem adequadamente. Além disso, todos os profissionais da educação estão de parabéns, desde os zeladores, equipe de limpeza, secretaria, direção, e principalmente os professores que estão na sala de aula. O apoio incondicional da Secretaria de Educação, supervisionando e apoiando o trabalho pedagógico nas unidades escolares, também foi fundamental para alcançar esse resultado.
Respostas de 5
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