Parte das obras no Parque Santo Antonio, Bairro Eufralândia e boa parte do Bairro Evereste, será executada com recursos próprios do município.
Niquelândia News/Gilmar Alves
Dando exemplo de moralidade administrativa e zelo com o dinheiro público, o prefeito Eduardo Moreira (Novo) deu início, na noite desta segunda-feira (27), às obras de pavimentação asfáltica em três bairros de Niquelândia que aguardavam pelo benefício há quase 30 anos.
Com prazo de execução de até seis meses — podendo ser prorrogado em razão do período chuvoso —, os moradores dos bairros Parque Santo Antônio, Eufralândia e parte do Evereste finalmente verão suas ruas receberem o tão esperado asfalto. As três localidades, próximas entre si, ficam em lados opostos da Avenida Bernardo Sayão, que liga o centro da cidade ao trevo de acesso às rodovias GO-237 e BR-414.

O investimento, realizado com recursos próprios da Prefeitura, é de R$ 1.830.282,50, destinado à aplicação de 43.682 m² de pavimentação asfáltica. A obra será executada pela RR Engenharia e Construções Ltda., empresa sediada no Guará (Distrito Federal) e vencedora da licitação pública municipal.
Segundo a secretária municipal de Planejamento, Ábia de Araújo Moreira, o valor contempla exclusivamente o serviço de pavimentação. A licitação para construção de guias e sarjetas já está em andamento. A preparação das ruas, com os serviços de terraplanagem, foi realizada anteriormente pela Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), por meio de convênio articulado com o apoio político do deputado estadual Lineu Olímpio de Souza (MDB) e do deputado federal José Nelto (UB).
Ambos estiveram presentes no evento realizado na noite de ontem pela municipalidade em palanque armado nas proximidades de um conhecido posto de combustíveis, na principal rota de entrada e de saída do município.

A cerimônia de lançamento das obras reuniu autoridades municipais, vereadores, secretários e lideranças comunitárias, sendo considerada o momento mais simbólico da atual administração.

Boa parte dos vereadores de Niquelândia, bem como praticamente todos os secretários municipais, prestigiaram o mais importante momento da atual administração do município. Como se sabe, Eduardo Moreira assumiu uma prefeitura economicamente em frangalhos, no começo do ano.
É fato que o atual chefe do Executivo está conseguindo, aos poucos, organizar as contas públicas e reacender o sonho dos niquelandenses por dias melhores, após seguidas administrações marcadas por escândalos de corrupção que impediam que o asfalto chegasse aos três bairros que agora contarão com o benefício.

O FIM DA POEIRA E DO BARRO, EM BREVE – “Somente as pessoas que vivem ali, no seu dia a dia, na sua rotina de trabalho, sabem o quanto é sofrido morar em um lugar sem asfalto. É a roupa que, se não for recolhida a tempo, precisa ser lavada novamente; é a casa que se limpa e logo volta a ficar suja. São detalhes do cotidiano que acabam magoando as pessoas, fazendo com que fiquem desacreditadas e até tristes por não crerem mais que um dia isso pudesse realmente acontecer”, discursou a vereadora e presidente da Câmara Municipal de Niquelândia, Andréia Ribeiro Diniz (PL).
Segundo ela, diferentemente dos antecessores, Eduardo Moreira, em tempo recorde, está cumprindo uma de suas grandes promessas e missões: levar o asfalto aos locais que ainda possuem ruas de terra. Niquelândia.

VICE-PREFEITO ENTUSIASMADO – Já o vice-prefeito Gervam Freitas (Novo), que encarou o desafio de compor chapa-pura com o então candidato e atual prefeito de Niquelândia, lembrou que, durante a campanha eleitoral de 2024, ambos percorreram os bairros Eufralândia, Evereste e Parque Santo Antônio. pedindo votos e apresentando uma gestão voltada para resultados concretos, a partir de janeiro de 2025.
“Não conseguimos, eu e o Eduardo, visitar casa por casa. Mas este momento é uma forma de demonstrarmos que este benefício (o asfalto) representa nosso mais profundo reconhecimento pelo voto de confiança que nos concederam, permitindo-nos administrar Niquelândia durante quatro anos”, afirmou o vice-prefeito da cidade.
Gervam, que à época também era pré-candidato à sucessão municipal do ano passado, classificou o prefeito Eduardo Moreira como sendo “um jovem idealizador e trabalhador”, já que suas ações administrativas até o presente momento mostram a razão pela qual colocou seu nome à disputa eleitoral.
“Só temos a lhe agradecer, meu irmão, por seu esforço e dedicação. Quem observa atentamente percebe que o nosso prefeito trabalha dia e noite, sem tempo para descansar, determinado a fazer a diferença. E vocês (o público presente ao evento) são testemunhas, pois os resultados já estão visíveis”, completou Gervam Freitas.

DIFICULDADES TAMBÉM EM JARAGUÁ – O deputado estadual Lineu Olímpio de Souza (MDB) – figura constante em Niquelândia por seu amplo e irrestrito apoio ao atual prefeito da cidade – lembrou do período em que esteve à frente do Poder Executivo de Jaraguá, por dois mandatos seguidos, entre 2005 e 2012.
Apesar de igualmente mensurar as dificuldades enfrentadas, Lineu disse que a situação de Eduardo Moreira após assumir a prefeitura foi completamente diferente da sua, já que o município possui uma das maiores dívidas proporcionais do Brasil em relação ao número de habitantes, repleta de problemas em todos os setores da administração pública.
Para Lineu, a população de Niquelândia acertou ao dar apoio nas urnas à Eduardo pois, segundo o deputado, trata-se de um jovem que está promovendo uma verdadeira transformação na forma de se fazer política no município do Norte.
“Nós, enquanto representantes de Niquelândia na Assembleia Legislativa, também precisamos confiar no gestor. Não adianta ganhar uma eleição e permanecer sentado na prefeitura, esperando que recursos cheguem sozinhos. O Eduardo demonstra prontidão: quando ligo para ele, ele vai imediatamente a Goiânia. Quando o deputado Zé Nelto faz o mesmo, o Eduardo vai correndo para Brasília. Onde houver oportunidade de benefício para Niquelândia, ele está sempre disposto a agir, demonstrando desprendimento, coragem, determinação e vontade de fazer”, discursou o deputado estadual.

O DISCURSO CONTUDENTE DE JOSÉ NELTO – Como já se tornou praxe em Niquelândia, o deputado federal José Nelto fez mais um de seus discursos inflamados, por mais de 20 minutos, chegando a ficar visivelmente ruborizado. Com 42 anos de vida pública, o parlamentar disse que os eleitores devem acreditar que sempre haverá alguém, junto com a sociedade, capaz de transformar a vida de um povo.
“Durante o processo eleitoral, apoiei uma candidatura, do Eduardo, mas não fui eu que decidi; foi o povo de Niquelândia, cansado da velha política, que desejava renovação. Quando o povo o escolheu para serr prefeito, houve quem duvidasse de sua capacidade de governar. Mas a verdade é que, quando o povo quer, ninguém o detém. A eleição em Niquelândia provou isso: o apoio à candidatura de Eduardo foi intenso e decidido”, lembrou o deputado federal.
Jose Nelto afirmou que o atual prefeito de Niquelândia conduziu sua campanha de maneira ética, sem gastos excessivos ou adesivos, e sempre demonstrou o desejo de governar com independência, respondendo apenas às demandas da população do município, considerada um dos mais endividados do Brasil.
“Por isso, a honestidade e o compromisso de Eduardo têm se refletido em resultados concretos. Eduardo e sua equipe – incluindo a primeira-dama Cláudia e o vice-prefeito Gervam – têm demonstrado lealdade, honestidade e compromisso com a população. Com essa gestão, após a chegada do asfalto, o valor das casas e lotes aumentará; e a qualidade de vida da população da cidade será significativamente melhorada”, discursou José Nelto.

MORADORA ESTAVA DESCRENTE DA CLASSE POLÍTICA DE NIQUELÂNDIA – A professora Maísa Luciana, representando os moradores do Bairro Evereste, disse ter dado risada enquanto ouvia as palavras do prefeito de Niquelândia, considerando muito interessante o trecho em que Eduardo Moreira mencionou que as mulheres não deveriam abandonar seus maridos por causa da poeira, uma realidade vivida por muitos no bairro.
A educadora ressaltou que os moradores investiram em suas casas, muitas vezes com recursos limitados, em busca de uma vida digna, mas que conviviam diariamente com poeira, lama e buracos. Recordou que, quando as máquinas começaram a patrolar as ruas, imaginou que seria apenas mais uma promessa que não seria cumprida pela Prefeitura de Niquelândia. Porém, com satisfação, afirmou que o prefeito Eduardo estava honrando a palavra dada junto à comunidade.
“Sinto-me orgulhosa em dizer que, em apenas dez meses, o prefeito Eduardo realizou o que outros gestores não conseguiram em décadas. Moro no bairro há mais de 20 anos, e ele estava totalmente abandonado. Agora, há avanços visíveis, e sabemos que melhorias como asfaltamento e saneamento básico vão reduzir a necessidade de deslocamentos ao hospital e cuidar da população de forma efetiva”, disse Maísa.

LOUVOR PELA CONQUISTA – “(…) E o meu coração, deseja te encontrar. Como a terra seca, anseia pela chuva. Vem me saciar, pois eu descobri que aqui é o meu lugar (…)”. Distantes do perfil usurpador dos ‘políticos tradicionais’ de Niquelândia, mas com os dois pés fincados na Igreja Católica, o prefeito Eduardo Moreira e a primeira-dama Claudia Moreira quebraram o protocolo dos discursos dos oradores que os antecederam no evento; e protagonizaram um momento de forte apelo religioso.
A pedido do casal, por cerca de 6 minutos, foi tocada a música “Terra Seca”, da Fraternidade João Paulo II, comunidade religiosa católica fundada em 2012 pelo Padre Ailton Fernandes Cardoso com o objetivo de “santificar a igreja, salvar a juventude e restaurar as famílias”.
Após pedir desculpas por estar emocionada, a primeira-dama de Niquelândia disse que estava imensamente feliz por estar presente naquele momento, do anúncio do início das obras.
Claudia contou que a música que havia sido tocada refletia muito sobre ela e sobre o atual prefeito de Niquelândia; sobre as lutas que enfrentaram; e sobre as dúvidas de muitos, que diziam que nada aconteceria, referindo-se à vitória alcançada nas eleições de 2024.
“Quem diria que estes bairros, antes escondidos e abandonados, estariam agora recebendo o asfalto? Deus nos preparou, a mim e ao meu esposo, e esta música nos lembrava – nos momentos de dor e luta – que nossa cidade precisava de um gestor humano e competente, que se importasse com a saúde, com as mulheres e com as famílias de Niquelândia. Apesar dos momentos de desespero, é importante agora olharmos para o rosto de cada morador que receberá esse asfalto e seguir em frente, confiantes. Este momento é um verdadeiro marco e um símbolo de renovação, um tapa na cara da velha política de Niquelândia”, afirmou a primeira-dama da cidade.

A PALAVRA DO PREFEITO DE NIQUELÂNDIA – O prefeito Eduardo Moreira iniciou seu pronunciamento agradecendo a Deus, sua família, amigos e toda a comunidade de Niquelândia, enfatizando que sua vida, trabalho e patrimônio estão na cidade e que se colocou à disposição para melhorar a vida da população.
Fez agradecimentos especiais aos vereadores presentes, ao deputado estadual Lineu Olímpio, ao vice-prefeito Gervam Freitas e, com destaque, ao deputado federal José Nelto. Eduardo chamou Zé Nelto de “pai” por sua dedicação e apoio político constante, desde a campanha até o desenvolvimento da atual gestão.

Relembrou o apoio do deputado sem qualquer envolvimento financeiro – Eduardo custeou a campanha absolutamente com recursos próprios – dizendo que procurou o deputado federal para que lhe ajudasse com experiência e articulação política.
O prefeito destacou a importância de realizar o asfaltamento dos bairros mais antigos de Niquelândia, como Eufralândia, Parque Santo Antônio, Everest, explicando que os recursos oriundos da Compensação Financeira pela Utilização de Recursos Hídricos (CFURH, por meio de Furnas Centrais Elétricas), em função do Lago Serra da Mesa estar nos limites territoriais do município) e aqueles arrecadados com o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) foram cuidadosamente guardados para esse fim.

“Hoje (ontem) é um dia de alegria, especialmente para os moradores do bairro Eufralândia, um dos bairros mais antigos de Niquelândia que sempre foi discriminado. As máquinas começaram a trabalhar, a terraplanagem já foi feita. Mesmo diante das dificuldades financeiras da prefeitura, como salários atrasados e greve de professores, conseguimos organizar as contas; e manter em dia o pagamento dos servidores públicos”, explicou o prefeito.
Eduardo Moreira criticou a postura de gestores anteriores, que não aplicaram esses recursos na infraestrutura da cidade; e reafirmou que o asfalto é uma conquista da população com apenas 10 meses de gestão, mesmo diante de dificuldades financeiras e crises administrativas passadas.

“É importante lembrar que o asfaltamento desses bairros não é vitória de políticos, deputados ou vereadores, mas do cidadão niquelandense que acreditou em uma nova gestão e uma nova forma de fazer política. Tudo o que eu construí está aqui dentro da cidade. Mas, apesar disso, vi minha cidade ser destruída ao longo dessas décadas. Por isso, disponibilizei o meu nome para vocês, cidadãos niquelandenses, para ser prefeito e melhorar a vida de todos que moram aqui”, encerrou o chefe do Executivo local.
Um marco para a nova Niquelândia
Com o início das obras, o prefeito Eduardo Moreira reafirma o compromisso com transparência, responsabilidade fiscal e gestão eficiente, consolidando-se como um exemplo de moralidade administrativa no Estado de Goiás.
A pavimentação dos bairros Eufralândia, Parque Santo Antônio e Evereste representa muito mais que asfalto: é o fim de uma espera histórica, o renascimento da esperança e o início de uma nova era para Niquelândia.
*Com Informações do Portal Excelência Notícias












Uma resposta
I appreciate how genuine your writing feels. Thanks for sharing.