O caso acende o alerta para a crescente onda de golpes virtuais
NiqNew/Gilmar Alves – Com informações da PCGO
Um morador de Niquelândia procurou a delegacia da cidade nesta semana após ser vítima de dois golpes financeiros no mesmo dia. Ele é correntista do Banco Bradesco e relatou que, ao acessar sua conta bancária, percebeu a movimentação suspeita de R$ 8.499,08, valor que foi transferido via Pix para uma mulher identificada como Bruna Mayara Gomes. Sem saber como a transação foi realizada, ele registrou o boletim de ocorrência.
Pouco tempo depois, ao retornar à agência do Bradesco para tentar resolver a situação, o homem recebeu uma nova notícia: também havia sido feito, em seu nome, um empréstimo no valor de R$ 5.510,00. O gerente do banco o orientou a retornar à delegacia para adicionar essa nova informação ao boletim.
O caso acende o alerta para a crescente onda de golpes virtuais, especialmente os que envolvem phishing — técnica usada por criminosos para enganar vítimas por meio de links ou mensagens falsas. Os bancos reforçam que nunca solicitam senhas, números de conta, cartões de crédito ou outras informações confidenciais por e-mail, SMS, redes sociais ou aplicativos de mensagens.
A orientação é clara:
- Nunca clicar em links suspeitos ou fornecidos por terceiros.
- Confirmar a veracidade de contatos diretamente com o banco, pelos canais oficiais.
- Desconfiar de qualquer pedido de dinheiro ou oferta “imperdível”.
- Bloquear e cancelar cartões imediatamente em caso de perda ou roubo.
Manter a atenção redobrada e adotar boas práticas digitais são as principais defesas contra esse tipo de crime. Em caso de suspeita, procure imediatamente sua agência bancária e registre boletim de ocorrência.
