A celebração foi presidida pelo bispo da Diocese de Uruaçu, Dom Giovani.
NiqNews/Gilmar Alves
Começou oficialmente nesta terça-feira, 5 de agosto, a 277ª edição da Romaria de Nossa Senhora da Abadia do Muquém, uma das mais tradicionais de Goiás e única no Brasil com o modelo de acampamento de romeiros em meio à natureza.

A abertura seguiu a tradição: uma procissão com a pequena imagem da santa saiu do Santuário São José, no Centro Antigo de Niquelândia, rumo à Paróquia Nossa Senhora da Abadia, onde foi celebrada uma missa campal. A celebração foi presidida pelo bispo da Diocese de Uruaçu, Dom Giovani Carlos Caldas Barroca, e concelebrada pelo padre Cornélio José dos Santos, atual reitor do Santuário. Esta é a primeira romaria sob sua condução, já que assumiu o reitorado há 10 meses, substituindo o padre Aldemir Frazim.

Outro estreante na romaria foi o prefeito de Niquelândia, Eduardo Moreira (Novo), que participou ao lado do senador Vanderlan Cardoso (PSD), presidente estadual do partido; do deputado federal José Nelto (UB); e do deputado estadual Lineu Olímpio de Souza (MDB). Mesmo com sua família sendo majoritariamente evangélica, o prefeito e a primeira-dama Cláudia Moreira, cuja família é tradicionalmente católica, optaram por seguir e vivenciar a fé católica, com grande envolvimento nos movimentos da Igreja. Inclusive, Cláudia foi recentemente ordenada ministra da Eucaristia.
Com o tema “Com Maria, Mãe da Abadia, renovamos nossa fé e esperança”, a romaria de 2025 foi oficialmente aberta com uma novidade histórica: o prefeito Eduardo Moreira e a primeira-dama foram convidados a subir ao altar ao final da celebração, e o prefeito fez um breve pronunciamento — algo inédito na abertura do evento religioso, que tradicionalmente não contava com falas de autoridades políticas nesse momento.

“Naquele dia, estivemos defronte ao altar da santa e na Capela do Santíssimo aqui na paróquia, entregando nas mãos de Deus e de Nossa Senhora da Abadia a chave de Niquelândia. Fui duramente criticado pelos adversários que diziam que a convenção seria um fiasco, por coincidir com o início da romaria. Mas o evento foi um sucesso. E hoje estou aqui como prefeito, graças à fé, à intercessão da Mãe Santíssima e à confiança do povo niquelandense. Por isso, de forma simbólica, passo agora essa chave da cidade para Nossa Senhora da Abadia do Muquém, que cuidará de Niquelândia durante os dias da romaria”, afirmou o prefeito emocionado.

Após a missa campal, por volta das 18h, teve início a peregrinação com a imagem de Nossa Senhora em direção ao Santuário. A procissão partiu da terceira etapa do Jardim Atlântico, local da primeira estação da Via Sacra, onde começa a Rodovia da Fé (GO-237). O andor percorreu os 45 km da estrada até o Santuário, parando em cada uma das estações da Via Sacra — momentos de oração e reflexão sobre os últimos passos de Jesus Cristo rumo à crucificação.

Por volta das 6h da manhã deste 6 de agosto, a imagem de Nossa Senhora da Abadia chegou ao Santuário do Muquém, onde foi celebrada a primeira missa oficial da romaria de 2025.

