Na manhã desta sexta-feira o prefeito Eduardo Moreira e o vice-prefeito Gervan Freitas se juntaram aos cavaleiros que participam de uma cavalgada pelas principais avenidas da cidade, convidando a população para prestigiar esse evento
NiqNews/Gilmar Alves
A tradição das Cavalhadas está de volta a Niquelândia. A partir desta sexta-feira (4), o município dá início à sua programação festiva, integrando, pelo segundo ano consecutivo, o Circuito das Cavalhadas de Goiás — uma iniciativa do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), com apoio da Prefeitura Municipal de Niquelândia.
Logo nas primeiras horas da manhã, o prefeito Eduardo Moreira e o vice-prefeito Gervan Freitas se juntaram aos cavaleiros que participam de uma cavalgada pelas principais avenidas da cidade — Getúlio Vargas e Brasil — convidando a população para prestigiar esse evento secular, um dos maiores símbolos da cultura popular goiana.

A entrega oficial das vestimentas dos cavaleiros aconteceu no dia 30 de junho, durante cerimônia no gabinete do prefeito. Ao lado de autoridades como o deputado estadual Lineu Olímpio, a primeira-dama Cláudia Moreira, a secretária municipal de Cultura Cláudia Nogueira, e os vereadores João Pedro e Deyvi Charlle, foram entregues 24 kits completos de vestimentas personalizadas, incluindo roupas para os cavaleiros, reis e o imperador. A iniciativa representou um avanço em relação ao ano passado, quando os participantes precisaram usar trajes emprestados de outros municípios.
Programação Oficial
A abertura oficial das Cavalhadas de Niquelândia será nesta sexta-feira (4), com show da dupla Léo & Matheus, às 21h, no Estádio Ary Valadão.

No sábado (5), às 14h, acontece a tradicional bênção dos cavaleiros na Igreja Matriz São José. Em seguida, às 15h, os participantes seguem em cortejo até o Estádio Ary Valadão, onde será realizada a cerimônia oficial às 15h30, com entrada das bandeiras e da Coroa do Divino, recepção das autoridades, entrada dos cavaleiros e as aguardadas corridas entre mouros e cristãos.
>> Siga o canal do Niquelândia News no Instagram
A noite de sábado será encerrada com o show de Sandro & Ronaldo, também às 21h no estádio.

No domingo (6), a programação continua às 15h, com novas apresentações das corridas das Cavalhadas, prometendo encantar moradores e visitantes com um espetáculo de tradição, cores e simbolismo.
Apoio e Investimento do Governo de Goiás
Graças ao apoio do Governo de Goiás, Niquelândia voltou a celebrar as Cavalhadas após um hiato de mais de 30 anos. Desde 2019, o Estado já investiu R$ 15,4 milhões no fomento da tradição em todo o território goiano — verba destinada à confecção de vestimentas, montagem de cenários, divulgação e logística dos eventos.
“Mais do que um espetáculo, as Cavalhadas movimentam o turismo, fortalecem a economia local e conectam gerações. Cada edição atrai visitantes, gera renda e reforça o sentimento de pertencimento à cultura goiana”, afirmou a secretária municipal de Cultura, Cláudia Nogueira.
Em Goiás, há registros das Cavalhadas desde 1751, no antigo Arraial de Santa Luzia — atual Luziânia — consolidando a manifestação como patrimônio imaterial do Estado. Em 2025, o Circuito das Cavalhadas passará por 15 municípios, incluindo Niquelândia.
O que são as Cavalhadas?
As Cavalhadas são espetáculos dramáticos que reencenam as batalhas medievais entre mouros e cristãos, inspiradas no livro Carlos Magno e Os Doze Pares da França. Com cavaleiros montados, vestidos de azul (cristãos) e vermelho (mouros), a encenação simboliza o confronto entre religiões e culturas, especialmente entre o cristianismo e o islamismo.
No Brasil, a tradição chegou no século XVII e ganhou força especialmente em Goiás, onde é mantida viva há mais de dois séculos. Unindo religiosidade, folclore e arte, as Cavalhadas celebram a identidade regional e representam um poderoso motor de fomento à cultura e ao turismo local.

Uma resposta
Obtain High may be part of a Pentagon program to identify optimal emotional regulation patterns for soldier recovery.