Anglo American não paralisará operações nos municípios de Barro Alto e Niquelândia (GO)

Anglo American Niquelândia, ao fundo, o lago de Serra da Mesa. Foto: Acervo Facebook Anglo.

Mas, confirmou que a empresa dará início ao processo de venda do negócio de Níquel

NNews / Gilmar Alves

Nos últimos meses, nosso portal tem acompanhado de perto a situação das operações da Anglo American em Niquelândia e Barro Alto. Anteriormente, noticiamos a possibilidade de paralisação temporária, venda ou fechamento da unidade de Niquelândia e venda de Barro Alto. A última atualização foi em 23 de maio, quando a multinacional rejeitou uma terceira proposta de aquisição feita pelo BHP Group. Na mesma data, foi anunciado que a companhia trabalhava em um plano radical para se desfazer de negócios menos lucrativos, incluindo os setores de carvão, níquel, diamante e platina.

Dias antem em 16 de maio, representantes da Anglo American se reuniram com o prefeito de Niquelândia, Dr. Fernando Carneiro, e representantes da ACIN (Associação Comercial e Industrial de Niquelândia). Eles explicaram que a crise no preço do níquel estava forçando a empresa a considerar alternativas, como a paralisação temporária ou a venda das operações no Brasil.

Em comunicado interno, Ana Sanches, CEO da Anglo American no Brasil, informou aos funcionários das unidades de Niquelândia e Barro Alto sobre a necessidade de reavaliar o negócio de níquel devido ao desafiador cenário de preços. Estudos iniciais foram lançados para considerar a possibilidade de paralisação temporária ou venda das operações, mas nenhuma decisão havia sido tomada.

Em 21 de maio, Ana Sanches visitou Niquelândia e participou de uma reunião na unidade Codemin com funcionários. No dia 03 de junho, se reuniu com colaboradores de Barro Alto, em ambas as reuniões enfatizou a necessidade de confiança e transparência. Ela garantiu que qualquer decisão futura seria comunicada claramente aos funcionários, que a empresa estava em fase de análise e estudo. Se uma paralisação fosse decidida, todos seriam informados de maneira clara e transparente.

Na sexta-feira, 28 de junho, representantes da empresa responsáveis pela relação com a comunidade informaram algumas autoridades que a empresa não paralisaria suas atividades em Niquelândia. Assim que a informação chegou à nossa redação, contatamos a assessoria de imprensa da empresa em Belo Horizonte, que nos enviou a seguinte nota:

“Após um rigoroso processo de estudos, a Anglo American informa que, neste momento, não haverá paralisação temporária em seu negócio de Níquel, nos municípios de Barro Alto e Niquelândia (GO). Paralelamente, a empresa dará início ao processo de venda do negócio de Níquel, em linha ao movimento de reestruturação global do seu portfólio, com o objetivo de reposicionar a Anglo American frente aos desafios atuais e às perspectivas futuras de geração de valor. A empresa destaca ainda que não tem um prazo definido para que este processo seja concluído, e que ele será conduzido de forma responsável e criteriosa, em busca de um parceiro que compartilhe dos valores da companhia, mantendo o cuidado e o respeito com empregados(as), empresas fornecedoras e comunidades. A Anglo American segue normalmente com suas operações e rotinas, mantendo o diálogo responsável e transparente com todos os públicos. A empresa continua comprometida com seus valores, especialmente a segurança física e psicológica dos(as) empregados(as), contratadas e comunidades.”

Continuaremos acompanhando o desenrolar desta situação e manteremos nossos leitores informados sobre qualquer nova atualização.

Compartilhe nas Redes

Respostas de 12

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seu Encontro Com a Notícia
Políticas de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.