Tempestade provocou o naufrágio de canoa durante pescaria; Corpo de Bombeiros alerta para riscos e reforça uso de colete salva-vidas
Niquelândia News/Gilmar Alves
O que era para ser uma pescaria de lazer terminou de forma trágica na tarde desta terça-feira para o general da reserva do Exército Brasileiro, Paulo Iglesias, de 68 anos, que morreu por afogamento no Lago Serra da Mesa, em Niquelândia, região Norte de Goiás.
O portal Niquelândia News apurou que Paulo Iglesias estava acompanhado de amigos — os padres Pe. Luvanor, Pe. Gilson Jardenee e o jovem Mateus, da cidade de Uruaçu — pescando em uma canoa na região conhecida como Quebra-Pau (Fazenda Aranha). Por volta das 16h, o grupo foi surpreendido por uma forte tempestade de vento, que provocou o tombamento da embarcação.
Os dois sacerdotes e o jovem conseguiram nadar até a margem e passam bem. No entanto, o general da reserva não conseguiu chegar à margem, vindo a óbito por afogamento.
Buscas e resgate
Por volta das 20h30, o 8º Comando Regional de Bombeiros Militar (8º CRBM), por meio da 6ª Companhia Independente Bombeiro Militar (6ª CIBM) de Niquelândia, foi acionado para atender a uma ocorrência de busca por embarcação e tripulantes desaparecidos no Lago Serra da Mesa, na região do Aranha.
Durante as buscas, os bombeiros localizaram dois tripulantes com vida nas margens do lago, além de uma vítima em óbito no meio líquido e a embarcação naufragada. O corpo foi retirado da água e entregue à Polícia Técnico-Científica, que realizou os procedimentos legais.

Alerta dos Bombeiros
Na manhã desta quarta-feira, o subtenente Caiado, do Corpo de Bombeiros de Niquelândia, concedeu entrevista à Rádio Mantiqueira, detalhando a operação de resgate e alertando sobre os riscos do lago, especialmente durante mudanças bruscas no clima.
De acordo com o militar, o pedido de socorro foi recebido via WhatsApp após o grupo sair para a pescaria por volta do meio-dia e não retornar nem dar notícias até o início da noite. As equipes realizaram buscas noturnas com o apoio de mergulhador, socorrista e lanternas, até localizar as vítimas.
O subtenente reforçou a importância do uso do colete salva-vidas, destacando que este já é o segundo óbito registrado no Lago Serra da Mesa em menos de uma semana.
“É muito importante que todas as pessoas que adentram o meio líquido façam uso do colete salva-vidas. O lago é perigoso, especialmente em situações de vento forte e tempestade”, alertou.
Na manhã desta quarta-feira, Paróquia Nossa Senhora da Abadia, divulgou um Comunicado Oficial sobre o ocorrido.

Sepultamento
Paulo Iglesias possuía um rancho no Lago Serra da Mesa, onde costumava passar momentos de descanso com a família. Natural do estado de São Paulo, o corpo do general da reserva será removido para sepultamento naquele estado.
*Com informações do Corpo de Bombeiros











