Goiás registra temperaturas acima de 42°C; Niquelândia deve chegar a 36°C no fim de semana

Foto: Canal Rural

NiqNews/Gilmar Alves/g1/Inmet

Duas cidades de Goiás registraram temperaturas acima de 42°C nesta quinta-feira (11), segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O município de São Miguel do Araguaia, no norte do estado, alcançou a marca de 42,9°C, configurando-se como a cidade mais quente do Brasil no dia. Logo em seguida, a Cidade de Goiás registrou 42,4°C, ocupando a segunda posição no ranking nacional de temperaturas mais elevadas.

Goiânia deve ter temperaturas altas — Foto: Vinícius Silva Martins/g1 Goiás

A onda de calor também afetou a capital, Goiânia, que ficou entre os municípios mais quentes do país. A cidade marcou 39,1°C, ocupando o 11º lugar da lista divulgada pelo Inmet.

Clique Aqui e siga o nosso canal no WhatsApp

O calor extremo já havia sido registrado em Goiás no dia anterior, quarta-feira (10), quando três municípios também apareceram entre os mais quentes do país. São Miguel do Araguaia registrou 40,7°C, ficando entre os primeiros colocados. Porangatu apareceu em 25º lugar, com 39,4°C, enquanto a Cidade de Goiás marcou 39°C, ocupando a 32ª posição. Goiânia, por sua vez, registrou 37,7°C e ficou em 63º lugar no ranking.

Além das altas temperaturas, o instituto alertou para o baixo índice de umidade relativa do ar, que variou entre 20% e 12% durante o dia. Segundo o Inmet, essa condição aumenta o risco de incêndios florestais e traz sérios problemas à saúde da população, como ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz, além de potencial agravamento de doenças respiratórias.

Previsão para a região Norte de Goiás

Na região Norte de Goiás, que inclui municípios como Niquelândia, a previsão para o fim de semana indica tempo seco e muito quente, com variações na cobertura de nuvens. Em Niquelândia, a situação é agravada pela presença de fuligem e fumaça das queimadas que ocorrem em diversas áreas ao redor da cidade. Esse cenário deixa o ar ainda mais seco e aumenta a sensação térmica de calor, trazendo desconforto adicional à população.

O grande número de queimadas em Niquelândia ajuda no aumento da sensação térmica de calor. Foto aérea: João Marcos Cabral.

Sábado (13): O dia deve ser de muitas nuvens, com aberturas de sol ao longo da tarde. A temperatura máxima pode chegar a 36°C em Niquelândia. Apesar da nebulosidade, não há previsão de chuva.

Domingo (14): O tempo permanece estável, com sol e algumas nuvens, mas também sem expectativa de precipitações.

Condições gerais: As noites devem ser marcadas por forte nebulosidade, contrastando com os períodos de sol durante o dia. O calor continuará intenso, exigindo maior atenção à hidratação, ao uso de protetor solar e à redução da exposição prolongada ao sol, especialmente nos horários de pico.

Foto aérea: João Marcos Cabral.

A fumaça das queimadas também reforça a necessidade de cuidados com a saúde respiratória.as ao ar livre nos horários mais quentes, consumindo bastante líquido e utilizando protetor solar. O Inmet reforça que o estado de atenção deve ser mantido, pois as condições de calor extremo e baixa umidade devem persistir nos próximos dias em Goiás.

Compartilhe nas Redes

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seu Encontro Com a Notícia
Políticas de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.