Niquelândia realiza mobilização da campanha “Faça Bonito” em defesa de crianças e adolescentes

Evento que iniciou na Praça Central, reuniu alunos de escolas públicas e particulares. Foto: Sara Reis/Supercom

Ato lembra o dia 18 de maio,  Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

NiqNews/Gilmar Alves

No dia 18 de maio, é celebrado em todo o Brasil o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes — data que marca a culminância da Campanha “Faça Bonito”. Em Niquelândia, as ações de conscientização foram antecipadas para esta sexta-feira (16), aproveitando o dia útil com o comércio aberto e a participação ativa de alunos das redes municipal, estadual e particular de ensino.

Sob coordenação do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social, comandada pela primeira-dama Cláudia Moreira, o evento teve início na Praça Silva Júnior com uma breve cerimônia, incluindo falas de autoridades locais. Em seguida, uma caminhada percorreu a Avenida Brasil e foi finalizada na rotatória em frente à Igreja Assembleia de Deus – Missão.

Durante fala, o prefeito Eduardo moreira se comprometeu a oferecer café da manhã no próximo evento do faça bonito. Foto: Sara Reis/Supercom

Estiveram presentes o prefeito Eduardo Moreira, a primeira-dama Cláudia Moreira, a vereadora e presidente da Câmara Municipal, Andréia Diniz, além dos vereadores Everton Barbosa, Nilson Amado, Carmem Lúcia e Deyvi Charlle, secretários municipais, professores, coordenadores, alunos das escolas da cidade, representantes do Conselho Tutelar e das Polícias Civil e Militar.

Banda do Colégio Estadual da Polícia Militar, Paulo Francisco da Silva, fez a diferença, além de executar o hino nacional, animou toda a caminhada. Foto: Sara Reis/Supercom

A campanha “Faça Bonito” é uma conquista nacional em defesa dos direitos humanos de crianças e adolescentes. O movimento integra o “Maio Laranja” e, em 2025, completará 25 anos de mobilização social. O principal objetivo é mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a se engajar na proteção dos direitos das crianças e adolescentes.

Após a caminhada, tanto o prefeito Eduardo Moreira quanto a secretária Cláudia Moreira destacaram ao Niquelândia News a importância da campanha como pilar fundamental na formação e fortalecimento da rede municipal de proteção da infância e juventude. Cláudia ressaltou que esta foi a maior mobilização já realizada no município e que a meta é ampliá-la nos próximos anos.

Uma caixa de denúncias é a novidade apresentada pela secretária de assistência social, Claudia Moreira. Foto: Sara Reis/Supercom

Um dos destaques da campanha em 2025 foi a confecção de uma caixa de denúncias que será instalada nos banheiros das escolas públicas. A ideia é oferecer um canal sigiloso para que crianças e adolescentes possam relatar situações de abuso ou violência por meio de cartas, que serão recolhidas semanalmente e analisadas pela direção escolar.

A caminhada ganhou a avenida e chamou a atenção do comércio que saiu à porta. Foto: Sara Reis/Supercom

Confira os principais objetivos da Campanha “Faça Bonito”:

Conscientizar a sociedade:
Informar sobre os riscos do abuso e da exploração sexual de crianças e adolescentes, ressaltando a importância da prevenção e dos canais de denúncia.

Fortalecer a rede de proteção:
Estimular a colaboração entre família, comunidade e Estado para garantir a segurança e os direitos das crianças e adolescentes.

Prevenir e combater o abuso:
Incentivar a denúncia de casos suspeitos e assegurar o acolhimento e a proteção das vítimas.

Marcar o 18 de Maio:
A data foi instituída em 1998, durante o 1º Encontro do Ecpat no Brasil, realizado na Bahia. Também serve para relembrar o caso Araceli, crime bárbaro ocorrido em 1973 que chocou o país e motivou a criação do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

A campanha “Faça Bonito” é um esforço conjunto para garantir que todas as crianças e adolescentes do Brasil possam crescer em um ambiente seguro, digno e livre de qualquer forma de violência.

Compartilhe nas Redes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Seu Encontro Com a Notícia
Políticas de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.