Nova diretoria do Conselho de Segurança de Niquelândia toma posse em cerimônia na ACIN
Gecélio, Euclides, Luciano, Amail (presidente), Wesley e Alan foram empossados como membros-titulares do Conselho de Segurança de Niquelândia. Foto: Patrícia Bastos
Niquelândia, Segurança
Views: 128
O Conseg tem como principal finalidade integrar e promover o diálogo entre comunidade, forças de segurança, os três poderes
Niquelândia News/Gilmar Alves
Foi empossada na manhã desta quinta-feira (6/11), em Niquelândia, a nova diretoria do 2º Conselho Comunitário de Segurança e Defesa Social (Conseg) do município. A cerimônia, realizada no auditório da Associação Comercial e Industrial de Niquelândia (ACIN), contou com a presença do gerente de Articulação e Ações Integradas de Prevenção à Violência da Secretaria de Segurança Pública de Goiás (SSP-GO), Luciano Levy Leite Santos, que conduziu a posse do presidente reeleito e dos novos membros do Conselho.
Participaram do evento o prefeito Eduardo Moreira (Novo), a presidente da Câmara Municipal, vereadora Andréia Diniz (PL), além de outras autoridades políticas e representantes da sociedade civil.
Autoridades civis e militares prestigiaram a posse da nova formação do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) de Niquelândia. Foto: Patrícia Bastos
As forças de segurança pública foram representadas pelo delegado-titular do Genarc/GIH da Polícia Civil, Cássio Arantes do Nascimento; pelo comandante interino da 11ª CIPM, major Marcos Antônio Lira; pelo subtenente do Corpo de Bombeiros, Gleikio Caiado; e pelo diretor da Unidade Prisional de Niquelândia (UPN), Jeferson Pereira de Souza. O tenente-coronel Sandro Rezende, subcomandante do 18º Comando Regional da Polícia Militar (18º CRPM), sediado em Uruaçu, representou o governador Ronaldo Caiado (UB) na solenidade.
Cássio Arantes do Nascimento, delegado da Polícia Civil em Niquelândia, durante pronunciamento na posse do Conseg. Foto: Patricia Bastos
Fortalecimento da segurança comunitária
O Conseg tem como principal finalidade integrar e promover o diálogo entre comunidade, forças de segurança, os três poderes e o Ministério Público, contribuindo para a construção de políticas públicas voltadas à prevenção e redução da violência.
De acordo com a SSP-GO, o reconhecimento formal dos Consegs é regulamentado por portarias e decretos da pasta, sob comando do secretário estadual Renato Brum.
Durante o evento, o tenente-coronel Sandro Rezende destacou a importância da atuação dos conselhos:
Tenente-coronel Sandro Rezende, subcomandante do 18º CRPM em Uruaçu, durante entrevista: oficial de alta patente da PM representou o governador Ronaldo Caiado na posse do Conseg em Niquelândia. Foto: Patricia Bastos
“Os membros dos Consegs representam a sociedade e ajudam a levar informações aos cidadãos de bem. Com isso, colaboram diretamente com as polícias na solução de problemas locais e na redução dos índices de criminalidade. Os conselheiros podem, inclusive, realizar reuniões específicas em bairros para ouvir as demandas da população e encaminhá-las de forma assertiva às autoridades competentes”, afirmou.
O servidor público municipal Amail Rocha da Mota foi reconduzido à presidência do 2º Conseg para mais um mandato de três anos. Ele afirmou que a principal pauta do Conselho será contribuir para a construção do novo quartel da Polícia Militar, cujas obras já começaram na Avenida Anapolina.
Amail Rocha da Mota segue à frente do Conselho de Segurança de Niquelândia. Foto: Patrícia Bastos
“Depois disso, pretendemos discutir temas importantes, como o trânsito, a mobilidade urbana e o retorno do sistema de monitoramento por câmeras. O prefeito já demonstrou interesse na criação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), e buscaremos parcerias e recursos, inclusive junto ao Ministério da Justiça”, explicou Amail.
Wesley Campos, ex-secretário de Educação de Niquelândia, participará da composição do Conseg pela primeira vez: educador será secretário da Diretoria Executiva. Foto: Patricia Bastos
O ex-diretor da Unidade Prisional, Gecélio Ferreira de Almeida, foi empossado como vice-presidente; o professor e ex-secretário de Educação Wesley Campos, atual diretor do Colégio Estadual Joaquim Francisco Santiago, assumiu como secretário; e o secretário municipal de Indústria e Comércio, Luciano Alves de Lima, passou a ocupar o cargo de tesoureiro.
Euclides Oliveira, jornalista e empresário dono do Portal Excelência Notícias, foi empossado como 1º secretário do Conselho Fiscal do Conseg de Niquelândia em entrevista à Rádio Mantiqueira e ao site Niquelândia News. Foto: Patricia Bastos
Como conselheiros fiscais, foram empossados o jornalista e empresário Euclides Oliveira (1º conselheiro), o diretor-presidente da Rádio Mantiqueira 92,3 FM, Márcio Rocha (2º conselheiro, em segundo mandato), e o advogado Alan Mesquita (3º conselheiro), que também permanece no grupo.
Cooperação e voluntariado
O gerente estadual dos Consegs, Luciano Levy, destacou o papel essencial dos conselheiros, que atuam de forma voluntária:
Luciano Levy, gerente dos Consegs da SSP-GO, esteve em Niquelândia para dar posse à nova formação do Conselho de Segurança de Niquelândia News. Foto: Patricia Bastos
“Nosso objetivo é incentivar líderes comunitários a cooperarem com as forças de segurança. Fornecemos instrumentos legais e boas práticas de gestão para que os Conselhos atuem com autonomia e resultados concretos, com o apoio do Governo de Goiás”, ressaltou.
Reativação do sistema de câmeras
Durante o evento, o prefeito Eduardo Moreira anunciou a intenção de reativar o sistema de monitoramento por câmeras em pontos estratégicos da cidade — um projeto já implantado em gestões anteriores, mas que deixou de funcionar por falhas técnicas e acidentes.
Eduardo Moreira, prefeito de Niquelândia, durante entrevista ao final da cerimônia de posse do Conseg local: chefe do Executivo pretende investir em câmeras de monitoramento com recursos de inteligência artificial. Foto: Patricia Bastos
“Vamos investir em câmeras modernas, com inteligência artificial e leitura automática de placas, integradas aos bancos de dados das polícias Militar e Civil. Essa tecnologia ajudará na identificação de veículos roubados e no combate ao crime. Buscaremos recursos com os deputados Lineu Olímpio (estadual) e José Nelto (federal) para viabilizar o projeto”, destacou o prefeito.
Com a posse da nova diretoria, o Conseg de Niquelândia reforça seu compromisso de aproximar a comunidade das forças de segurança, fortalecendo a cooperação em prol da paz e da ordem pública no município.
Respostas de 2
I learned something new today. Appreciate your work!
Thanks for sharing your knowledge. This added a lot of value to my day.