Em seu primeiro ano à frente da Assistência Social, Cláudia Moreira comemorou o sucesso da ação.
NiqNews/Gilmar Alves
Teve início neste dia 5 de agosto a 277ª edição da Romaria de Nossa Senhora da Abadia do Muquém, uma das mais tradicionais manifestações religiosas de Goiás. Como de costume, milhares de romeiros e romeiras seguem a pé rumo ao Santuário, contando com diversos pontos de apoio ao longo do caminho. O mais tradicional deles é o ponto de apoio da Prefeitura de Niquelândia, que, neste ano, recebeu melhorias significativas.
Sob a coordenação da primeira-dama Cláudia Moreira — que responde pela Secretaria Municipal Assistência Social —, a estrutura ganhou reforço na qualidade dos serviços oferecidos. A atuação conjunta das Secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social garantiu mais conforto, acolhimento e cuidado aos fiéis.

O Niquelândia News acompanhou de perto o trabalho das equipes da Prefeitura e dos voluntários, a partir das 19h. O movimento foi intenso durante toda a noite, com romeiros chegando e partindo em fluxo constante. A movimentação só desacelerou por volta das 23:30h, quando a tradicional procissão com a imagem de Nossa Senhora da Abadia passou pelo local.

Na parada, que durou cerca de 30 minutos, a imagem visitou uma capelinha especialmente montada pela Secretaria Municipal de Educação, com um pequeno altar decorado — uma das novidades desta edição da Romaria. O momento foi marcado por orações e um breve descanso dos fiéis, antes de retomarem a peregrinação até o santuário.

Durante toda a madrugada, o prefeito Eduardo Moreira, a primeira-dama Cláudia Moreira, secretários municipais, assessores e servidores da Prefeitura participaram ativamente da recepção aos romeiros, servindo alimentos e prestando atendimento.

Além da tradicional distribuição de comidas e bebidas, os fiéis também contaram com um serviço diferenciado: fisioterapeutas da Secretaria de Saúde, coordenados pela secretária Bruna Rodrigues, ofereceram massagens nos pés e nas costas para aliviar o cansaço da caminhada.

Na tenda montada às margens da GO-237, os romeiros foram recebidos com pães recheados com carne moída ou mortadela, caldo de frango (a novidade deste ano), água mineral, refrigerante, café, chá e o tradicional leite com canela — este último considerado símbolo de acolhimento e fé durante a peregrinação.
Na tenda montada às margens da rodovia, os romeiros puderam se alimentar com:
- Pães com carne moída e mortadela
- Caldo de frango (novidade deste ano)
- Água mineral
- Refrigerantes (Coca-Cola e guaraná)
- Café
- Chá
- Leite com canela — este último, símbolo de acolhimento e fé durante a peregrinação.
A Secretaria Municipal de Assistência Social enviou ao Niquelândia News um balanço daquilo que foi distribuído aos fiéis. Os números impressionam:
- 3.500 pães
- 500 litros de caldo de frango
- 250 kg de carne moída
- 4.800 copos de água potável (em parceria com a Saneago)
- 500 garrafas de refrigerante (2 litros) — Coca-Cola e guaraná
- 200 litros de leite
- 25 kg de café

Em seu primeiro ano à frente da Assistência Social, Cláudia Moreira comemorou o sucesso da ação.
“Nosso objetivo é que cada romeiro se sinta cuidado e valorizado. A fé move essas pessoas, e nós temos o dever de oferecer apoio com carinho, estrutura e respeito. É claro que não conseguiríamos fazer isso sozinhos. Agradeço imensamente a todos os nossos parceiros e colaboradores que, literalmente, colocaram a mão na massa para servir os romeiros. Que Nossa Senhora da Abadia nos abençoe e nos dê vida e saúde para que, no próximo ano, possamos estar aqui novamente, fazendo ainda melhor. Desejo de coração uma boa Romaria a todos” declarou a primeira-dama.
