No momento do socorro, a vítima estava consciente, mas confusa. Durante o atendimento, ela sofreu uma parada cardíaca.
NiqNews/Gilmar Alves – Com informações do Corpo de Bombeiros
Uma mulher de aproximadamente 60 anos, identificada como Alice Gonzaga Coelho, faleceu na manhã desta quinta-feira (14/08/2025) após sofrer uma queda ao tentar subir o famoso Morro do Cruzeiro, localizado no povoado de Muquém, zona rural de Niquelândia.

Alice, natural de Samambaia-DF e atualmente residente na zona rural de Niquelândia, na região conhecida como Faz Tudo, participava das festividades de Nossa Senhora da Abadia, que ocorrem entre os dias 5 e 15 de agosto e reúnem milhares de fiéis que acampam no local para homenagear a padroeira.
Segundo informações da 6ª Companhia Independente do Corpo de Bombeiros Militar de Niquelândia, a vítima teria rolado aproximadamente 50 metros morro abaixo após a queda. No local, os bombeiros realizaram os primeiros atendimentos pré-hospitalares; Alice apresentava traumatismo craniano grave e múltiplas escoriações.

No momento do socorro, a vítima estava consciente, mas confusa. Durante o atendimento, ela sofreu uma parada cardíaca nos momentos finais do resgate. Alice foi levada ao posto de saúde do Muquém, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu antes de ser transferida para o Hospital Municipal Santa Efigênia ou para o Hospital Estadual do Centro Norte (HCN), em Uruaçu.
Ainda na tarde desta quinta-feira, a Prefeitura de Niquelândia divulgou nota de pesar pela morte da romeira, residente na região do Faz Tudo, em Niquelândia.

A Diocese de Uruaçu também emitiu nota de pesar nas redes sociais:
A Diocese de Uruaçu e o Santuário Diocesano de Nossa Senhora da Abadia do Muquém manifestam, com profundo pesar, sua solidariedade e oração pelo falecimento da romeira Alice Gonzaga, ocorrido em 14 de agosto de 2025, durante a Romaria de Nossa Senhora da Abadia do Muquém.
Unimo-nos à família e aos amigos neste momento de dor, suplicando a Deus que conceda o descanso eterno à nossa irmã na fé e conforte todos os que sofrem com sua partida. Que Nossa Senhora da Abadia a acolha em seus braços maternos e interceda junto a seu Filho Jesus Cristo por todos nós.
PADRE PEDE ORAÇÕES À VÍTIMA E FAZ ALERTA SOBRE NORMAS DE SEGURANÇA NO MORRO DO CRUZEIRO
Ainda na manhã desta quinta-feira/14, o padre Cornélio José dos Santos, reitor do Santuário do Muquém, pediu orações ao público presente durante a celebração eucarística pela alma da idosa falecida e pelo conforto espiritual dos familiares, diante do trágico acidente; e pediu aos fiéis que não desrespeitem as normas de segurança que restringem o acesso a determinados pontos do Morro do Cruzeiro.
“A vida é um dom inviolável, meu povo. Quando nós fazemos uma promessa, um voto, um pedido à Deus, nós temos de ter o cuidado de não nos expormos de modo que coloque em risco a nossa própria vida. Esta senhora, Alice Gonzaga, foi peregrinar num morro que é proibido, num local muito alto, aqui do lado (do Santuário do Muquém). Nós temos uma guarita, com segurança 24 horas, em que sempre orientamos e instruímos que os fiéis não devem avançar além daquele ponto. Mas, às vezes, (os devotos) acabam encontrando acessos por outras áreas, por propriedades de outras pessoas. Infelizmente, ela veio a óbito, caindo do ponto onde se encontrava. Rezemos por Alice e busquemos cumprir as medidas de segurança que a Casa da Mãe Abadia passa a todos os seus filhos romeiros”, afirmou o religioso, em vídeo divulgado nas redes sociais do Santuário do Muquém.
O corpo da vítima fatal foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) para os trâmites de praxe, a fim de ser liberado para o sepultamento em Niquelândia neste feriado municipal da sexta-feira/15, data em que se comemora o dia de Nossa Senhora da Abadia do Muquém.
*Com infrmações dos portais/Plantão de Notícias/Excelência Noticias
