Andréia Vulcanis detalhou vistorias na Anglo American e CBA/Votorantim.
NiqNews/Gilmar Alves
A secretária estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Andréa Vulcanis, cumpriu intensa agenda em Niquelândia nesta terça-feira (30/09). A visita foi encerrada no gabinete do prefeito Eduardo Moreira (Novo), em reunião acompanhada por técnicos da Semad, pelo secretário municipal de Meio Ambiente, Rogério Pacheco, e pela imprensa local, incluindo o Niquelândia News.

Durante a passagem pela cidade, Andréa vistoriou as plantas da Anglo American e da CBA/Votorantim Metais, destacando que o Estado vai cobrar das multinacionais a solução dos passivos ambientais deixados por suas operações. Ela também sugeriu ao prefeito que adote a mesma postura antes de eventuais encerramentos definitivos de atividades.

Sobre a venda das unidades da Anglo American em Niquelândia e Barro Alto para a MMG Minerales (origem chinesa), a secretária foi enfática:
“Eles (a Anglo American) não podem vender e deixar problemas para trás. Estamos atentos aos impactos no meio físico, erosões, áreas contaminadas, barragens de rejeitos e também aos reflexos socioeconômicos”, disse Vulcanis.
A titular da Semad ressaltou que a Anglo American firmou recentemente um Termo de Compromisso Ambiental, que a obriga a resolver pendências antes da conclusão da venda, incluindo cláusulas sobre eventual descumprimento.

Já em relação à CBA/Votorantim, que encerrou suas atividades em 2016 e deixou um passivo ambiental relevante, Andréa afirmou que a Semad também pretende celebrar um termo semelhante, de forma a evitar abandono da área. Ela destacou ainda a situação da Barragem de Jacuba, de responsabilidade da CBA:

“Constatamos que está com pouca água e sendo drenada, mas continua exigindo acompanhamento técnico, sobretudo por questões de segurança. Embora não seja, no momento, um risco iminente, a Semad e a Agência Nacional de Mineração mantêm fiscalização constante.”
Ao final da reunião, Andréa Vulcanis e o prefeito Eduardo Moreira também discutiram a retomada da competência da Prefeitura de Niquelândia para emissão de licenciamentos ambientais, tema que será detalhado na segunda parte da reportagem.


Uma resposta